terça-feira, 19 de março de 2019

#Preparação de um "Super-pão"

Os alunos do 8º B que frequentam o Clube Ciência Viva desenvolveram um projeto que irá ser apresentado no XIV Congresso dos Jovens Geocientistas nos dias 22 e 23 de março, no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Polo II). Trata-se de um congresso organizado pelo Departamento de Ciências da Terra e este ano é dedicado ao tema "A Geologia e os Elementos Químicos: assinalando o ano internacional da tabela periódica". 


Os nossos alunos, orientados pelas professoras que dinamizam as atividades do Clube Ciência Viva, construíram uma Tabela Periódica "Oligoalimentar" e, com base nela, desenvolveram a receita de um "super-pão". Para tal fizeram uso do conhecimento sobre os alimentos fonte de oligoelementos e de minerais essenciais presentes nessa Tabela Periódica. 

Os elementos químicos considerados oligoelementos, apesar de presentes em pequenas quantidades, são fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano e têm de ser ingeridos através da alimentação, uma vez que o nosso organismo não é capaz de os sintetizar. 

O resultado  é um "super-pão" muito nutritivo e delicioso. Pelo menos, foi esta a opinião de todos os que já tiveram o privilégio de o degustar!

Sem comentários:

Enviar um comentário