quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

#Atividades à 3ª no Clube

A proposta da Professora Maria José Quintas para o trabalho desta semana foi fazer pipocas. Com esta atividade foram explorados no Clube os conceitos relacionados com as mudanças de fase.
Os alunos usaram duas fontes de aquecimento distintas (microondas eplaca elétrica) e usaram dois tipos de milho. Deste modo puderam compreender que apenas o milho da espécie Zea mays everta pode ser utilizado para fazer as tão deliciosas pipocas

O grão desta espécie tem duas características que o diferenciam dos demais tipos de milho e que favorecem à sua transformação em pipoca: possui uma percentagem de água no seu interior é de aproximadamente 15% e a sua casca é mais dura e resistente que a dos outros tipos de milho.

Ao aquecer o grão, a temperatura da água no seu interior é elevada até atingir o ponto de ebulição, transformando-se em vapor. No interior do grão, além da água, existe uma quantidade de amido em estado sólido que, com o aumento da temperatura, torna-se gelatinoso e tende a dilatar. 

A pressão exercida pelo vapor da água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho, produzindo as carateristicas explosões. Quando isso ocorre, o amido solidifica-se e transforma-se na espuma branca que comemos.

Foi sem dúvida uma atividade muito saborosa!

Sem comentários:

Enviar um comentário