quinta-feira, 16 de maio de 2019

Atividades à 5ª no Clube

Fizemos um dos "50 Truques de Ciência para Fazer e Criar"...

Hoje tiramos uma carta deste fantástico baralho e escolhemos colocar em prática um truque que nos ensinou a partido da tensão superficial (ou da sua ausência) para fazer alguma magia".

Testamos o efeito do detergente da loiça quando o introduzimos num recipiente que contém em água com pimenta em suspensão. Testamos também em leite com uma gota de corante alimentar à sua superfície.

Ao molhar o palito em detergente e ao aproximá-lo da superfície da água verificamos como a "película" superficial é "destruída" e a pimenta é repelida.

A superfície dos líquidos que usamos é parecida com uma rede constituída por uma intrincada camada de moléculas de água, ligadas entre si por ligações intermoleculares designadas por pontes de hidrogénio.

O que à primeira vista parece um fenómeno de repulsão, é provocado por uma perturbação na tensão superficial da água quando se introduz o palito molhado com o detergente. 

No caso do corante alimentar, ao introduzir o palito forma-se um buraco no seu interior e o corante afasta-se do centro para as margens do gobelé.

Foi mais uma excelente oportunidade para conviver com os colegas de outras turmas e começar o dia a experimentar coisas novas!

Sem comentários:

Enviar um comentário