quinta-feira, 22 de março de 2018

#Eratosthenes Experiment 2018



Os alunos do 9º ano participaram no dia 21 de março na Experiência de Eratosthenes, na qual, ao meio dia solar, medindo o comprimento da sombra de uma vara no chão, é possivel calcular o valor do perímetro da Terra. 

#EratosthenesExperiment 

Esta iniciativa à escala mundial pretende reproduzir a experiência original que Erathostenes levou a cabo em Alexandria, entre os anos de 276 a.C e 194 d.C, num dia 21 de junho (solstício de verão) ao meio dia solar. Para tal mediu o comprimento da sombra projetada por uma vareta colocada verticalmente no solo, tendo presente a ideia de que nesse dia, uma hipotética vareta colocada verticalmente em Syene (localizada na zona do equador) não produziria sombra alguma.
A diferença do valor das sombras entre as duas varetas (sendo que uma delas apresentaria um valor de comprimento nulo) permitiria calcular a distancia angular entre as duas localidades e, consequentemente, o valor do perímetro de toda a circunferência terreste.
Na experiência realizada na nossa escola, recorrendo a uma calculadora solar, disponível na internet, os alunos começaram por determinar que o meio-dia solar ocorreria na nossa escola às 12h e 33min. Para tal, foram introduzidos os valores correspondentes às coordenadas geográficas da nossa escola. Na hora determinada, os alunos colocaram uma vara de 1 metro verticalmente no solo do solo e mediram o valor da sombra projetada.
Já na sala de aula, tendo em conta a média de cinco medições efetuadas, os alunos puderam determinar o valor do ângulo do arco de circunferência da Terra entre a nossa localização e o equador. Para tal, determinaram o valor da tangente do angulo q

Posteriormente, com recurso ao Google Earth mediram a distância entre a nossa escola e um ponto situado à mesma longitude, mas à latitude do equador. Associando o valor da distância entre um ponto situado na nossa escola e outro no equador, puderam chegar a um valor de 38,982 km para o perímetro da circunferência terrestre.
Tendo em conta a simplicidade da nossa experiência, na qual as distâncias foram medidas com uma simples fita métrica, os alunos nem se saíram nada mal, sendo o valor encontrado por eles da mesma ordem de grandeza do valor real (40.008Km) e muito próximo do valor encontrado por Erathostenes na sua experiência original (39.614Km)


Sem comentários:

Enviar um comentário