segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

#Academia Digital para Pais

No passado dia 18 de dezembro deu-se início à Academia Digital para Pais no Agrupamento de Escolas D. Maria II, com uma primeira sessão de formação, dinamizada pelas alunas Ana Beatriz, Ana Ribeiro, Beatriz Jorge, Diana Coelho, Inês Margarida e Maria Silva do 9º ano da Escola Conde de Arnoso, destinada a pais e encarregados de educação.

A Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES em parceria com a Direcção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e encarregados de educação, de jovens e crianças do Ensino Básico, frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais.

Esta iniciativa vai já na 2.ª edição e vê agora alargado o seu espetro de ação, com a implementação de um maior número de ações em várias escolas de todo o país.  Pretende-se dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem um melhor acompanhamento escolar dos filhos, mas também que ajudem na transição digital em curso, para uma melhor integração na sociedade atual.

Os conteúdos programáticos destas ações de formação, exclusivamente dinamizadas por alunos, passam pela abordagem aos procedimentos a adotar para uma utilização mais segura da Internet, fundamental no acompanhamento dos jovens e crianças, numa época de desafios e riscos cada vez maiores. Também se pretende que os formandos, pais e encarregados de educação, desenvolvam atitudes críticas, refletidas e responsáveis no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, aprendam a pesquisar e selecionar informação disponível na Internet e desenvolvam capacidades de comunicação com recurso a ferramentas e meios digitais.  

Numa fase em que o Agrupamento de Escolas D. Maria II tem em curso a implementação do seu Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, a capacitação de pais e alunos assume particular relevância, daí a pronta adesão a esta iniciativa. Com estas ações os pais e encarregados de educação adquirem competências básicas no âmbito da literacia digital e, simultaneamente, os alunos monitores destas ações de formação desenvolvem competências de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, fundamentais ao seu desenvolvimento enquanto cidadãos no Século XXI.

Na primeira sessão, as alunas monitoras criaram com os pais e encarregados de educação uma dinâmica de trabalho muito interessante, tendo proporcionado um ambiente favorável à aprendizagem, passando as informações e instruções de forma bastante assertiva e dando aos formandos efetivas oportunidades para experimentar, testar e construir as aprendizagens respeitando os ritmos individuais.

As próximas sessões decorrerão a partir de janeiro, nas Escolas Conde de Arnoso e D. Maria II, havendo, ainda, lugares disponíveis para todos os pais e encarregados de educação com educandos a frequentar este agrupamento que se queiram juntar a esta iniciativa.

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