No Blog "Ciência no Pátio da Nossa Escola" divulgam-se todas as atividades de caráter científico desenvolvidas por alunos e professores do Agrupamento de Escolas D. Maria II de Vila Nova de Famalicão, em particular as dinamizadas no âmbito dos Clube Ciência Viva na Escola.
Damos conta das publicações sobre o nosso trabalho na imprensa local, o que muito nos orgulha pela oportunidade de vermos divulgado o que de melhor fazemos
3º Prémio XVII Congresso Cientistas em Ação
1º prémio Congresso Inteligência Artificial e Sustentabilidade
Trabalho dos alunos do Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento D. Maria II novamente reconhecido, desta feita com o 3° Premio no XVII Congresso Nacional Cientistas em Ação organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz.
O tema do trabalho premiaado foi foi o estudo da influência do pH e da exposição solar na quantidade de microplasticos detetada na água para consumo humano. Mas, além deste trabalho, os alunos do clube apresentaram um outro sobre o potencial antimicrobiano das ervas usadas em chás e mezinhas das nossas avós.
Os alunos foram extraordinários e representaram o Agrupamento com muito empenho e dedicação.
Os alunos do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas D. Maria II (Bruna Novais, Duarte Azevedo e Afonso Fernandes) obtiveram o 1º Prémio com a Comunicação Oral intitulada “Deteção de microplásticos em água destinada a consumo humano” no 2º Congresso Inteligência Artificial & Sustentabilidade (IAS) que decorreu no dia 12 de abril de 2024 na Universidade do Minho. Trata-se de evento que integra comunicações, produções artísticas, workshops e palestras com especialistas, que contou com a participação de 300 alunos, do 9º ao 12º anos, do distrito de Braga, acompanhados por cerca de 30 professores.
Os projetos apresentados foram desenvolvidos em estreita colaboração com professores e investigadores da Universidade do Minho e dedicam-se ao tema da Inteligência Artificial & Sustentabilidade aplicada a diferentes contextos e setores. No caso concreto, a proposta dos alunos do AE D. Maria II foi o desenvolvimento de uma técnica de baixo custo que utiliza o “Vermelho Nilo”, um composto fluorescente que auxilia a inspeção visual, uma vez que adere às partículas de microplástico, o que permite a sua observação microscópica com recurso à luz ultravioleta. A utilização de ferramentas de inteligência artificial como o “Astica” (um chatbot que permite a caraterização e descrição de imagens) ou o Fiji/ImageJ (que permite o tratamento e melhoria da qualidade das imagens obtidas) podem ser preciosos auxiliares na otimização do método e na melhoria do fluxo de trabalho.
Os alunos apresentaram a sua proposta de uma forma muito
clara e assertiva, pelo que conquistaram o júri composto por docentes e investigadores
da UMinho e alcançaram este importante prémio, como reconhecimento pela
qualidade do trabalho desenvolvido.
Em baixo encontra-se a ligação à publicação no facebook da Universidade do Minho, onde se encontram mais informações sobre o evento.
O evento teve também cobertura na RUM - Rádio Universidade do Minho e outros canais que se indicam a seguir:
No dia 13 de abril duas equipas do AE D. Maria II participaram na fase Regional das Olimpíadas de Química Júnior que teve lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Participaram 3 alunos da Escola Básica Conde de Arnoso e 3 alunos da Escola Básica D. Maria II.
As Olimpíadas de Química Júnior são concursos de resolução de problemas de química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química - SPQ. A fase regional consiste na realização de uma prova escrita que tem uma teórica e outra prática.
O objetivo principal da participação nesta atividade foi poder contribuir para despertar o interesse e gosto pela química e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer outros estudantes e contactar com professores e investigadores desta prestigiada instituição de ensino superior.
Durante a Mobilidade Erasmus que decorreu de 1 a 7 de abril em Almeria, Espanha, os alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II, alguns deles a frequentar o Clube Ciência Viva, tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Ciência de Granada.
Durante a mobilidade Erasmus que decorreu de 1 a 7 de abril, as alunas do Clube Ciência Viva tiveram a oportunidade de aprender mais sobre técnicas de extração de óleos essenciais de plantas, algo que está intimamente ligado ao projeto em curso e que tem como objetivo extrair compostos presentes em extratos vegetais com potencial ação animicrobiana.