quarta-feira, 12 de março de 2025

#Desafio Criativo Astro Ovo

Os alunos do Clube Ciência Viva na Escola D. Maria II participaram no Desafio Criativo Astro Ovo, proposto pela ESERO-Portugal (programa educativo da Agência Espacial Europeia - ESA), tendo sido selecionados para a fase final, na qual apenas estiveram presentes 10 equipas de todo o país: 5 do 3º ciclo e 5 do ensino secundário.

Este projeto consistiu na construção de uma “nave” de aterragem para um astronauta muito especial: um ovo cru. O objetivo do desafio foi projetar, construir e testar uma cápsula que impedisse o ovo de partir no momento do impacto com o solo, aquando da aterragem a partir de uma altura de 7 metros (desafio para alunos do 3.º ciclo).

Para a concretização do projeto, reutilizaram materiais como cartão, caixas de ovos, copos de papel, palhinhas, paus de espetada, entre outros, fazendo a analogia com os materiais de construção reais, estimando os respetivos custos e assegurando a máxima eficiência no impacto do astro ovo com o solo. De modo a ilustrar todo o trabalho desenvolvido, realizaram um vídeo criativo, que submeteram a concurso e lhes valeu a seleção para o desafio final, que se realizou no dia 12 de março de 2025, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

Este projeto escolar pretende ser uma versão mais criativa e abrangente das atividades "Egglander" ou "Eggnaut".  Neste projeto, os alunos tiveram oportunidade de aprender conceitos de física e de desenvolver competências essenciais como a colaboração e o pensamento criativo.

Notícias sobre o projeto: 


segunda-feira, 10 de março de 2025

#Participação no Encontro de EDD 2025: Integarção Curricular dos LED

Os alunos do Clube Ciência Viva na Escola D. Maria II participaram na mostra de projetos integrada no Encontro EDD 2025: Integração Curricular dos LED, que teve lugar no dia 26 de fevereiro de 2025, no Espaço Famalicão IN HUB, em Vale de S. Cosme.

   

O Encontro EDD (Equipas de Desenvolvimento Digital) 2025 - Integração Curricular dos LED (Laboratórios Educativos Digitais) foi organizado pela Rede Minho de Embaixadores Digitais dos CFAE de V. N. de Famalicão, Barcelos e Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Sá de Miranda, Alto Cávado, Francisco de Holanda, Braga/Sul, CENFIPE, Viana do Castelo, Martins Sarmento e Vale do Minho. Este espaço também é dedicado às Escolas associadas dos CFAE da Rede Minho de ED (Embaixadores Digitais).

A sessão de abertura contou com as intervenções do Senhor Vereador da Educação e Ciência, Augusto Lima, da Coordenadora da ERTE/DGE, Carla Lourenço, da Diretora do CFAE de Famalicão, Aurora Marques e da Embaixadora Digital Elisa Saraiva, uma das organizadoras deste evento, em representação do CFAE de Famalicão.

Este evento contou com a presença quase duas centenas de participantes, entre os quais, diretores dos centros de formação e de vários agrupamentos de escolas, professores e alunos que partilharam, em dois Workshops em Salas Paralelas, as suas experiências de integração pedagógica dos LED, bem como a mostra de projetos com LED por alunos de todos os Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Famalicão.

No caso dos alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II, mostraram projetos em que fazem uso das potencialidades do micro:bit para medir várias grandezas, fazendo, em alguns casos, o registo contínuo de dados sobre temperatura, humidade ou nível sonoro.

Foi um importante momento de partilha e aprendizagem para alunos e professores.

Notícias sobre o evento: 

Portal Famalicão Educativo


Jornal Povo Famalicense de 5 de março (Página 11)


 

 Jornal Opinião Pública de 6 de março (Página 5)