quarta-feira, 12 de junho de 2019

#Ciência Viva visita laboratórios da FCUP

No dia 11 de junho de 2019 os alunos do Clube Ciência Viva visitaram o Laboratório de Análises Químicas do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Nesta visita tiveram contacto com modernas técnicas de análise instrumental, como é o caso da Espetrometria de Absroção de Chama. Esta técnica é a mais adequada para a análise de elementos metálicos, como é o caso dos oligoelementos que "suspeitamos" estarem presentes em maior concentração no nosso "Super-Pão". 

Após terem esatabilizado a formulação do super-pão, pretendem agora determinar a real composição química do mesmo. Para tal, estabeleceram um protocolo com o Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e contaram com o apoio do Professor João Rocha e da Doutora Mafalda Flores.

Nesta manhã puderam aprender sobre todos os procedimentos a adotar num processo de análise quantitativa de uma amostra do pão que haviam confecionado. Compreenderam a importância de uma adequada seleção dos locais de amostragem, de modo a que sejam representativos, assim como sobre todos os cuidados a ter na preparação da amostra, moagem, focos de contaminação, digestão da amostra, preparação das curvas de calibração, análise e tratamento de dados.
No próximo ano letivo desenvolveremos mais este projeto e daremos conta das novidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário