No contexto de E@D a professora Eva Faria propôs aos seus alunos do 9º ano a realização de atividades do tipo Prevê, Observa, Explica e Interpreta (POER), com base num procedimento laboratorial por ela fornecido, dedicadas ao conceito de impulsão. Neste caso, o material de laboratório foi substituido por material de uso doméstico.
Segundo defendem alguns autores, como é o caso de Leite (2002), o envolvimento em atividades do tipo POER promove a reconstrução de conhecimento dos alunos, começando por confrontá-los com uma questão que permite torná-los conscientes das suas ideias prévias. Posteriormente, são confrontados com dados empíricos, por ele recolhidos, que permitam apoiar e sustentar essas ideias (caso sejam corretas) ou enfraquecê-las (caso sejam erradas).
Ficam aqui alguns dos resultados, explicações e interpretações propostos pelos alunos.
Referência:
Leite, L. (2002). As actividades laboratoriais e o desenvolvimento conceptual
e metodológico dos alunos. Boletín de las ciências. 51, 83-89
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