terça-feira, 9 de junho de 2020

#Atividades E@D: Física em Casa

No contexto de E@D a professora Eva Faria propôs aos seus alunos do 9º ano a realização de atividades do tipo Prevê, Observa, Explica e Interpreta (POER), com base num procedimento laboratorial por ela fornecido, dedicadas ao conceito de impulsão. Neste caso, o material de laboratório foi substituido por material de uso doméstico. 

Segundo defendem alguns autores, como é o caso de Leite (2002), o envolvimento em atividades do tipo POER promove a reconstrução de conhecimento dos alunos, começando por confrontá-los com uma questão que permite torná-los conscientes das suas ideias prévias. Posteriormente, são confrontados com dados empíricos, por ele recolhidos, que permitam apoiar e sustentar essas ideias (caso sejam corretas) ou enfraquecê-las (caso sejam erradas). 

Ficam aqui alguns dos resultados, explicações e interpretações propostos pelos alunos. 

                                                                        Referência:  
                                                                        Leite, L. (2002). As actividades laboratoriais e o  desenvolvimento conceptual
                                                                        e metodológico dos alunos. Boletín de las ciências. 51, 83-89



Sem comentários:

Enviar um comentário