Concluímos hoje o nosso projeto de construção de carros movidos a energia
potencial elástica, no qual participaram três turmas de 9º ano do AE D. Maria II.
Trata-se de uma atividade integrada no Projeto GoSTEM,
durante a qual se recorreu à metodologia design thinking. Tal como advogam os
mais recentes resultados da investigação na área da educação STEM, o design
thinking é vital para a criatividade e a inovação na educação em ciências,
tecnologia, engenharia e matemática.
Este projeto teve início no segundo
período letivo, ainda no contexto do ensino presencial. Como os protótipos tinhas
ficado concluídos e a maioria dos alunos tinha enviado vídeos, pudemos concluir
o projeto e fazer as medições durante a fase de E@D, recorrendo a software de
análise de vídeo (Tracker) para medir as grandezas físicas, nos casos em que tal
não tinha sido feito na aula com recurso a sensores.
No fianl do trabalho os alunos puderam refletir sobre as necessárias melhorias a
introduzir nos respetivos protótipos, para que pudessem cumprir o desafio
inicialmente proposto, que era construir um carro que conseguisse percorrer a
distância mínima de 3m.
De seguida apresentam-se os trabalhos das tês turmas envolvidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário