quinta-feira, 25 de junho de 2020

#Design Thinking no ensino da Física

Concluímos hoje o nosso projeto de construção de carros movidos a energia potencial elástica, no qual participaram três turmas de 9º ano do AE D. Maria II.


Trata-se de uma atividade integrada no Projeto GoSTEM, durante a qual se recorreu à metodologia design thinking. Tal como advogam os mais recentes resultados da investigação na área da educação STEM, o design thinking é vital para a criatividade e a inovação na educação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática.


Este projeto teve início no segundo período letivo, ainda no contexto do ensino presencial. Como os protótipos tinhas ficado concluídos e a maioria dos alunos tinha enviado vídeos, pudemos concluir o projeto e fazer as medições durante a fase de E@D, recorrendo a software de análise de vídeo (Tracker) para medir as grandezas físicas, nos casos em que tal não tinha sido feito na aula com recurso a sensores.

No fianl do trabalho os alunos puderam refletir sobre as necessárias melhorias a introduzir nos respetivos protótipos, para que pudessem cumprir o desafio inicialmente proposto, que era construir um carro que conseguisse percorrer a distância mínima de 3m.

De seguida apresentam-se os trabalhos das tês turmas envolvidas.

Criado com o Padlet
Criado com o Padlet

Criado com o Padlet

Sem comentários:

Enviar um comentário