terça-feira, 29 de outubro de 2019

#Atividades à 3ª no clube

Hoje exploramos as propriedades físicas aplicadas na culinária, nomeadamente o ponto de fusão do chocolate e da manteiga, o que nos permitiu fazer deliciosos bombons.Para os nossos bombons usamos chocolate branco, manteiga e recheio de cereais crocantes

Como fonte de energia para aumentar a temperatura do chocolate e da manteiga, recorremos ao microondas. Aquecemos cada um dos ingredientes até que ficassem no estado liquido e fosse possível misturá-los.

Primeiro realizamos uma mistura homogénea de manteiga e chocolate, depois adicionamos os cereais e obtivemos uma mistura heterogénea deliciosa.

Depois deixamos solidificar os nossos bombons, previamente colocados em formas de silicone.

O nosso dia terminou com a compreensão de que a física está presente no nosso dia-a-dia e pode ser deliciosa.


sexta-feira, 25 de outubro de 2019

#Estações Meteorológicas na Escola

No dia 23 de outubro  o Agrupamento de Escolas D. Maria II, representado pelas professoras Maria José Quintas (Clube Ciência Viva na Escola) e Paula Ferreira (Geografia), esteve presente na cerimónia de entrega das Estações Meteorológicas (EMs), no âmbito  projeto de investigação e desenvolvimento “Monitorização da Qualidade do Ar no Município de Vila Nova de Famalicão, realizado em parceria com a Universidade Lusíada e a Câmara Municipal. 

Neste projeto está prevista a instalação de dez Estações Meteorológicas espalhadas no território concelhio, destinadas à recolha de dados em rede, relativos a algumas variáveis associadas ao meio ambiente. 

Serão instaladas sete estações em escolas dos vários Agrupamentos do Concelho de Vila Nova de Famalicão, o que permitirá envolver as respetivas comunidades educativas na conceção de soluções para os problemas detetados.

No Agrupamento de Escolas D. Maria II está prevista a instalação de duas estações Meteorológicas: uma na Escola Conde de Arnoso e outra no Centro Escolar do Louro/Mouquim/Lemenhe. 

Nesta cerimónia, para além dos representantes dos Agrupamentos, estiveram presentes o senhor Vereador do Ambiente, Pedro Sena, Dr.ª Ana Silva, do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal e Engenheiro Pedro Reis, orientador do projeto da Universidade Lusíada.

Visite aqui a notícia publicada no Portal da Educação. 

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

#Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação foi assinalado no dia 16 de outubro, com a elaboração de individuais de mesa, decorados com motivos alusivos à alimentação saudável, pelos alunos da turma 6º A. 

Esta iniciativa resultou de um desafio lançado na disciplina de Ciências Naturais, realizado em articulação  com Educação Visual e Tecnológica.

Estes individuais serão utilizados diariamente na sala dos professores, na hora das refeições, chamando assim à atenção para a importância da alimentação na manutenção de um estilo de vida saudável e sustentável.

Deste modo, cumpriu-se um dos objetivos deste dia, uma vez que se alertou para a importância de uma dieta saudável e, sobretudo sustentável, na redução da problemática da fome mundial. Este é o tema lema adotado este ano pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) para a celebração deste ano: Healthy Diets for a #zerohunger world”.

#IX Ciclo de Conferências Científicas

Teve lugar no dia 16 de outubro a primeira palestra do IX Ciclo de Conferências Científicas, organizado pela docente Maria Manuel Azevedo, professora de Biologia no Agrupamento de Escolas D. Maria II e dinamizadora do Clube Ciência Viva na Escola, com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, no âmbito da Formação Continua de Professores.



O Ciclo de Conferências Científicas decorre anualmente e e destina-se a professores de Biologia e Geologia e Física e Química, dos Ensinos Básico e Secundário. Todos os meses é convidado um investigador para proferir uma palestra sobre a sua área de atuação e relatar a sua experiência profissional. Cada palestra tem a duração aproximada de de 45 minutos, seguida de 15 minutos de discussão. 

Este Ciclo de Conferências tem um forte impacto na comunidade docente local e tem vindo a cativar um crescente número de professores de Vila Nova de Famalicão, mas também já tem um elevado número de participantes  dos concelhos vizinhos, contando esta edição com a presença de cerca de 150 docentes. 

A primeira palestra foi dedicada ao tema "A física de partículas e a ponte entre o infinitamente grande  o infinitamente pequeno".

Foi proferida pelo Doutor Nuno Castro, Professor Auxiliar no Departamento de Física da Universidade do Minho e Diretor do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Atualmente desenvolve investigação na pesquisa de novos fenómenos de física em colisionadores de partículas, em particular no sector do quark top. É membro da Colaboração ATLAS do CERN desde 2004.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

#Prémios Enigma digital

Foi com muito orgulho que no ano letivo 2018/2019 pudemos contar com a participação de 231 alunos no Concurso do Enigma Digital promovido pelo Clube Ciência Viva.  

Os alunos que participaram mais ativamente foram os dos 5.º, 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade da escola sede do Agrupamento.


Quinzenalmente foram lançadas questões sobre situações do dia a dia que envolviam conceitos científicos. Os alunos acediam a informação disponível através de QR Code e, posteriormente, respondiam  a  um questionário disponibilizado na Biblioteca Escolar. 


Doze alunos atingiram o 1.º lugar, isto é, a pontuação máxima, pelo que foram premiados com um diploma de mérito e um presente.

Parabéns a todos os participantes e esperamos contar convosco em mais desafios!

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

#Encontro Nacional dos Clubes de Ciência Viva na Escola

O Agrupamento de Escolas D. Maria II também esteve representado no Encontro Nacional de professores dos Clubes de Ciência Viva na Escola.