sexta-feira, 18 de outubro de 2019

#IX Ciclo de Conferências Científicas

Teve lugar no dia 16 de outubro a primeira palestra do IX Ciclo de Conferências Científicas, organizado pela docente Maria Manuel Azevedo, professora de Biologia no Agrupamento de Escolas D. Maria II e dinamizadora do Clube Ciência Viva na Escola, com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão, no âmbito da Formação Continua de Professores.



O Ciclo de Conferências Científicas decorre anualmente e e destina-se a professores de Biologia e Geologia e Física e Química, dos Ensinos Básico e Secundário. Todos os meses é convidado um investigador para proferir uma palestra sobre a sua área de atuação e relatar a sua experiência profissional. Cada palestra tem a duração aproximada de de 45 minutos, seguida de 15 minutos de discussão. 

Este Ciclo de Conferências tem um forte impacto na comunidade docente local e tem vindo a cativar um crescente número de professores de Vila Nova de Famalicão, mas também já tem um elevado número de participantes  dos concelhos vizinhos, contando esta edição com a presença de cerca de 150 docentes. 

A primeira palestra foi dedicada ao tema "A física de partículas e a ponte entre o infinitamente grande  o infinitamente pequeno".

Foi proferida pelo Doutor Nuno Castro, Professor Auxiliar no Departamento de Física da Universidade do Minho e Diretor do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Atualmente desenvolve investigação na pesquisa de novos fenómenos de física em colisionadores de partículas, em particular no sector do quark top. É membro da Colaboração ATLAS do CERN desde 2004.

Sem comentários:

Enviar um comentário